BIOGRAFIA

Olympio Guilherme (1902-1973) jornalista, economista, escritor, ator, cineasta e romancista foi uma pessoa que marcou a história do Brasil e entretanto foi pouco conhecido e mal compreendido por suas ideias avançadas para sua época.

Olympio escreveu e publicou 12 livros, mais de 1.600 artigos, foi escolhido em 1927 pela “Fox Film” como o homem mais bonito do Brasil que o leva aos Estados Unidos. Sem nunca ter obtido fama pela Fox ele dirigiu um filme realista de sua autoria intitulado “Fome” em Hollywood.

Conhecedor profundo da política internacional por ter viajado e entrevistado autoridades internacionais, fundamentava sua opinião nos fatos por ele tomados in loco, sem intermediação e narrando ele mesmo suas histórias.

Sua atitude era para com a verdade da informação sem omissão de fatos e sem censura.

Como Economista fundou e dirigiu a revista “O Observador Econômico e Financeiro”, foi comentarista político no programa “Panorama do Mundo” de sua autoria na Rede Globo em 1955, que se transformou num livro de quatro volumes.

O Livro “Memórias de Olympio Guilherme” ainda inédito  relata sumariamente a elaboração de todas suas obras e as histórias sobre seu filme “Fome” em Hollywood e os personagens que nele atuaram; seus sucessos e suas desventuras políticas.

É a história narrada por Olympio de fatos da história do Brasil antes, durante e depois da ditadura envolvendo uma série de políticos famosos como Getulio Vargas, Assis Chateaubriand, Carlos Lacerda entre outros.

O livro é um desabafo de um “homem que dedicou toda a sua vida a um ideal quase inatingível na sua época o ideal da liberdade, da cultura e do bem.”

Olympio Guilherme

© 2019 | Raphael Olympio Guilherme Moran | All Rights Reserved

Proudly created by Prestige Publicity

Olympio Guilherme